O sonho dos 42K

    O disparate que é, alguém pensar em correr 42k numa maratona. É impossível explicar aos teus amigos, família, que tens uma necessidade de ir sofrer durante 5 horas (era o meu foco para a primeira vez) e estar a bater com a perna durante tanto tempo. 

    Como é que isto começa? Eu explico. Em dezembro de 2020 estava com 146kg, 34 anos, 1,83. Uma perfeita bola de banha. Tive um susto, uma conversa familiar, e em Outubro de 2021 cheguei aos 96,3kg. 

    Tinha vontade de correr, porque já o tinha feito em 2015, antes de engordar esta loucura, e no final do ano corri a São Silvestre, numa 1h06. Queria fazer em menos de 1h10, e se o fizesse queria fazer uma meia-maratona. No natal, a minha mulher deu-me essa prenda, e em Maio de 2022 (já mais gordo, com 105kg) fiz os 21km. Porém, na semana antes da prova, saí para correr meia hora, e senti um estalo no joelho. 

    Durante a meia maratona, estava focado em tentar fazer em 2h40. Estava confiante. Tinha dores, e o meu joelho não me parecia 100%. Ainda pensei que fossem nervos, mas estava mesmo magoado. Cruzei os 10k com 1h12 creio, mas ao km 12 ou 14, o meu joelho "estourou" e fui-me arrastando para completar o percurso. Foram 3h no total. 




    Parei. Tinha de esperar, entretanto casei (que lindo), lua de mel e dieta foi ao ar. Com os "apertos" da vida pessoal e laboral, sinto que ainda não tive tempo para me recompor. Neste momento estou com 114kg, não me pesei mas percebo pela roupa, pela face, e o tamanho da barriga. 

    Resolvi preparar-me para a maratona, mas tinha prometido que teria uma consulta com um ortopedista. Na consulta ele indicou que poderia ser uma rotura do menisco interno, e precisava de uma ressonância.

    Se isso me deitou abaixo? Sim. Se foi algo que me obrigou a parar e pensar que é preciso voltar a rotina alimentar, e depois ao exercício? Sim. Ainda por cima, tenho o apoio do Francisco, familiar na área desportiva. E ele sabe falar contigo, sabe tocar nos pontos. 

    Resolvi escrever isto num blogue, porque ninguém lê e porque assim não me esqueço. Este fim de semana vou descansar, e recomeçar a sério. E no sábado faço a ressonância.   




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Parece fácil, mas nunca mais acaba!